Você sabe qual é a diferença entre “Hacker” e “cracker”? -Essas duas palavras são bem parecidas, porém possui o significado oposto uma da outra no mundo tecnológico.

Hackers: São pessoas que elaboram e modificam Hardwares e Softwares de computadores, no intuito de desenvolver funções novas ou modificar e melhorar as versões mais antigas.

Crackers: São indivíduos que praticam a quebra de sigilo do sistema de segurança afim de danificar aparelhos, apagar programas e subornar pessoas com informações importantes e sigilosas.

Pela lógica, os dois têm habilidades extremas com computadores e sistemas, mas a grande diferença é que essas habilidades são usadas de formas diferentes.

Um utiliza seus conhecimentos para melhorar o sistema de forma legal, sempre pensando no crescimento sustentável e no bem da humanidade sem causar danos e constrangimentos. Já o outro invade a rede causando danos, apagando sistemas de forma ilegal e criminosa.

Segundo Pesquisas esse termo “Cracker” foi dado pelos próprios criminosos em 1985 para discernir a função para não ser confundido com vandalismo e roubos virtuais, alegando ser por sua própria defesa.

O mundo inteiro conhece esses habilidosos e acreditam que tanto um quanto o outro,  é capaz de fazer as mesmas coisas, com certeza podem, o que difere é que ao quebrar um sistema de software, o Hacker não usaria essas informações inadequadas, mal intencionadas ou antiéticas.

O que significa que um Hacker foi criado para denotar um Hacker do mal, ou seja, um cracker. Esses profissionais são contratados por uma empresa ou governo para levar mais segurança e estabilidade. Na maioria das vezes, esses profissionais são contratados no cargo de Analista de Sistemas, especialistas me TI, dentre outras funções na área de informática.

Cracker

Uma das maiores preocupações, é que esses criminosos virtuais são de fato uma ameaça para o mundo inteiro. Através de suas ações eles conseguem roubar sistemas de bancos, dados pessoais, criptomoedas, entre outros.

O que muitos não sabe é que há casos em que a polícia consegue pegar esses criminosos, porém na maioria das vezes esses dados jamais são recuperados.

Quer saber como se proteger? A Brasil Investigações tem o maior prazer em atendê-los, saiba mais sobre nossos serviços e se proteja contra esses criminosos.