Você sabia que a violência contra os idosos aumentou nessa pandemia? E na maioria dos casos as vítimas são agredidas ou mantidas em situações insalubres pelos próprios familiares? A pena pra quem mal trata os idosos poderá ser aumentada, pois já estão debatendo isso em Brasília.

Na história real a seguir contaremos um fato real que aconteceu em Caxias do Sul (RS). A mulher de boné na sacada de um prédio é uma idosa de 64 anos, ela leva um tapa nas pernas e em seguida é agarrada pelo pescoço, a agressora é a própria filha dela.

Por alguns instantes a idosa fica sozinha até que a filha volta e com violência puxa a mãe pelos braços e a leva para dentro do apartamento, a vítima é empurrada e cai no chão, as agressões não param. A idosa é colocada na sacada novamente e dessa vez sentada em uma cadeira, a mulher foi denunciada e presa, mas pagou fiança e já está em liberdade.

Em Novo Hamburgo, um município do estado do Rio Grande do Sul, a polícia prendeu um casal que mantinha uma idosa de 72 anos trancada dentro de casa. A alegação dos dois é de proteger a vítima da covid 19, mas na verdade a filha e o genro controlavam os cartões bancários e dinheiro da idosa e não permitia que ela saísse de casa.

De acordo com a Delegada Cristiane Ramos, existem muito mais idosos sofrendo violência, que desde o início da pandemia se teve muitos casos de cárcere privado de pessoas que efetivamente trancavam os idosos em casa utilizando como desculpa a covid 19.

Senas foram gravadas por policiais em que mostram roupas, móveis e eletrodomésticos que estavam misturados aos lixos e espalhados por todos os lados. O filho de outra idosa de 70 anos foi denunciado por maus tratos pelo próprio irmão, segundo a delegada, quando a equipe da polícia chegou ao local foram recebidos com muita violência, além disso 4 armas foram encontradas na casa.

Muitos idosos são vítimas de violência por parte dos familiares, mas a maior parte dos casos são com mulheres, mães que trocaram as fraudas dos filhos, pegou o filho no colo, colocou ele pra dormir, sofreu quando o filho adoeceu, algumas passaram dias sentadas em bancos de hospitais, ou seja, mães que fizeram tanto por essa pessoa que hoje se vira contra ela por causa de dinheiro.

Casos que eram graves, se agravaram ainda mais decorrente da pandemia. Enquanto casos de violência contra esse grupo de idosos aumentaram durante a pandemia, a penalização para os agressores também pode se tornar mais rigorosa. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta as penas para os crimes de abandono de incapaz e maus-tratos a crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Brasil Investigações

A Brasil Investigações possui larga experiência em instalações de câmeras e gravador de áudios ambientais, dominamos métodos tradicionais e modernos, além de contarmos com equipamentos de alta tecnologia, para garantir a precisão das informações coletadas. Entre em contato

Leia Também: Casos Conjugais

×