Injúria racial e racismo

“Oh dona preta, você me fez o favor de ir embora, porque você é muito brega, muito preta, fofoqueira, cê acha minha filha que algum homem branco vai querer uma negona feia igual você? Nunca! Você nasceu nos cafundó, mora nos cafundó, sua pretona, bunduda, horrorosa!” O áudio é longo, os xingamentos duram quase 2 minutos e depois se estendem por mensagens escritas.

A dona Eudáiza tem 48 anos, viveu a vida inteira no estado de São Paulo, mas a cerca de 1 ano decidiu vir com a família para Goiânia, ela é profissional da saúde, só que como tem um filho asmático, ela decidiu não procurar emprego na área, porque achou arriscado por conta da pandemia da corona vírus.

Desde estão ela vem fazendo bicos como cuidadora de idosos, como diarista, enfim, num desses bicos, ela arrumou um bico mais ou menos fixo, a cerca de 10 meses estava prestando serviços na casa de uma senhora de 65 anos.

DE acordo com Eudáiza, a mulher a chamava a toda hora, e ela a perguntou porque de ser chamada toda hora, e a mulher falou que ela é paga pra isso, Eudázia ainda disse que não havia comido ainda e nem de escovar os dentes, a idosa então retrucou, isso não me interessa, e ainda não deixou Eudázia comer, ainda mandou ela ir lá para o fundo da casa “escaldar” a boca para ser liberada para comer.

O episódio teria sido a gota d’água, a mulher dizia para Eudázia sair de perto dela porque estava fedendo esgoto e que por mais que tomasse banho continuava fedendo. Injúria racial e também racismo, inclusive contra uma criança de 7 anos, filha de Eudázia. De acordo com ela, a mulher perguntou se a filha não tem educação e não deixou com que a garota usasse seu banheiro.

A vítima está indignada e perguntou para a idosa se ela tinha o prazer de pagar uma pessoa só para humilhá-la, e a mulher respondeu que sim porque Eudázia era negra. O que diferencia os crimes é o direcionamento da conduta, enquanto que na injúria racial a ofensa é direcionada a um indivíduo especifico, no crime de racismo, a ofensa é contra uma coletividade, por exemplo, toda uma raça, não há especificação do ofendido, ambos leva pena de detenção e multa.

×