Uma mega operação sem precedentes iniciadas pelo FBI, a polícia Federal Americana prendeu 800 pessoas em 17 países. As autoridades internacionais conseguiram se infiltrar em telefones celulares e coletar provas de uma série de crimes cometidos mundo a fora.

A operação escudo de Tróia, é o resultado de 3 anos de monitoramento de atividades ilícitas por meio de um aplicativo que codifica mensagens chamado “ANOM”. O que os criminosos não sabiam é que a ferramenta foi criada pelo FBI, exclusivamente pra fisga-los.

Os aparelhos com aplicativos foram vendidos aos suspeitos com ajuda de um informante da corporação, um ex traficantes de drogas que também desenvolvia softwares para smartphones, que em troca da redução da pena, ele contatou clientes antigos para oferecer o equipamento de enviar e receber mensagens criptografadas.

Os telefones que eram vendidos no mercado clandestino por cerca de 2 mil dólares ganharam popularidade entre os bandidos e a demanda cresceu. Os criminosos que utilizavam esses dispositivos acreditavam que estavam planejando crimes secretamente, muito além do radar das autoridades policiais, mas o FBI estava monitorando todas as conversas.

Em torno de 27 milhões de mensagens sobre práticas ilegais foram gravadas e os responsáveis identificados. A investigação que começou com FBI em 2018 envolveu mais de 10 mil agentes e contou com ajuda de policiais australianos e europeus, em três dias de buscas 800 suspeitos foram presos na Austrália, Ásia, Europa, América do Sul e Oriente Médio, todos estavam envolvidos no comércio global de narcóticos.

Os agentes ainda apreenderam mais de 30 toneladas de drogas, 250 armas de fogo, 55 veículos de luxo e 148 milhões de dólares em dinheiro e criptomoedas. A operação também revelou que as gangues recebiam informações sobre ações policiais, durante 3 anos de investigação, os agentes conseguiram impedir muitas mortes.

Só na Austrália, 20 planos de assassinatos foram interrompidos e no total 100 vidas foram salvas, de acordo com o FBI, isso tudo é resultado de investimento em inteligência e tecnologia, além de uma colaboração internacional sem precedentes.

Grupo Brasil Investigações

Acreditamos que cada caso é único e demanda um serviço feito sob medida para atingir o objetivo de cada cliente. Oferecemos serviços e equipamentos para finalidades como:

  • Acompanhamento e rastreamento de pessoas, veículos e objetos;
  • Equipamentos de captura de som ambiente interno e externo;
  • Monitoramento de empregados domésticos, babás e enfermeiras;
  • Monitoramento de funcionários e filhos;
  • Vigilância de ambiente interna e externa;
  • Equipamentos especiais.

Para obter mais informações sobre algum desses serviços ou qualquer outro não citado aqui, entre em contato com um de nossos agentes para orientações sem custos sobre a melhor solução para o seu caso.

×