Cibercrime: Juice Jacking

Parece uma salvação, quando a bateria do seu celular está acabando e você encontra um dos posto de recarga pública vazio e com um cabo certo que se encaixa perfeitamente em seu aparelho.

Esses postos são cada vez mais comuns em Shoppings, aeroportos praças públicas e rodoviárias, porém o que muita gente não imagina é que esses postos podem esconder riscos para sua segurança digital.

Parece brincadeira, mas nem nas tomadas USB podemos confiar mais, ao se conectar qualquer aparelho em uma tomada pública, você corre o risco do seu aparelho ser invadido e todos as suas informações serem roubadas.

O maior problema é que quando o celular apresenta falta de bateria, a segurança é a última coisa que pensamos. Em nossa cabeça não há nada pior do que ficar com a bateria descarregada, e por esse motivo não imaginamos algo pior do que isso.

Entre 2011 e 2013 o chamado JUICE JACKING, que é esse ataque que suga os dados de seu celular foi um problema muito sério, ao se conectar um SMARTHPHONE em um USB público, uma porta HACKEADA podia não só infectar o aparelho com vírus mas também roubar todas as suas informações pessoais salvas, como senhas e contas bancárias.

Geralmente os aparelhos celulares tem uma falha no software que chamamos de vulnerabilidade, e é através dessa falha que os hackers aproveitam para fazer a invasão.

Chegaram a corrigir a alguns anos atrás, através das atualizações do sistema operacional dos aparelhos. Os aparelhos mais novos e todos seus aplicativos de sistema operacional foi atualizado contra esse tipo de ataque, ou seja, esses ataques estão instintos.

Porém os usuários de ANDROID estão mais vulneráveis a alguns tipos de ataques, não só pela demora nas atualizações mas também da própria proteção do repositório onde ficam armazenados os aplicativos.

Mas com o CIBERCRIME não se brinca, mentes maliciosas estão sempre estudando novas maneiras de atacar, invadir e roubar informações, com isso não podemos descartar a possibilidade de que um novo JUICE JACKING volte a existir.

Por esse motivo devemos ter cuidado na hora de plugar nosso cabo USB em qualquer tomada publica, estando ciente que se isso acontecer, estaremos dando a um criminoso a oportunidade de extrair todas as nossas informações particulares. Fique atento!

Clique nas tags para ver outras páginas do site:

#Cibercrime Juice Jacking
×