Você já ouviu falar sobre essa palavra?

Esteganografia ou “escrita escondida” é uma técnica de escrita utilizada por especialistas que formam diversos caracteres abreviados, permitindo que o leitor note e leia códigos com a mesma rapidez com que elas são pronunciadas.

Essa palavra é pouco conhecida e começou a ser utilizada a pouco tempo, principalmente em grupos criminosos que precisam sempre esconder algo arquivos e mensagens valiosas.

A esteganografia é um arquivo que consiste em ocultar um arquivo dentro de outro arquivo de forma criptografada. A diferença é que a criptografia deixa as mensagens de texto um tanto quanto incompreensíveis, já a esteganografia tem o objetivo de esconder e inibir a existência de uma certa mensagem, o que camufla um arquivos dentro de outro, podendo ser colocado textos dentro de uma única imagem, vídeo ou música.

A imagem por exemplo usada na esteganografia para esconder mensagens de texto é uma imagem comum, que uma pessoa a olho nu fica impossibilitada de notar qualquer diferença, ou seja, qualquer pessoa leiga no assunto não desconfiaria que existe alguma mensagem escrita dentro dos pixels de uma fotografia.

Para que essa mensagem secreta consiga ser lida por seu destinatário, é necessário ter a senha de acesso e conhecimentos técnicos no assunto e geralmente são usadas para implementações de mecanismo de verificação de direitos autorais, porém muitos usuários são criminosos e usam para ações maliciosas, espalhando vírus através de imagens, fotografias, vídeos ou áudio.

Para realizar essa técnica basta escolher uma imagem ou foto, que deverá ser grande o suficiente para cobrir todo o texto que será digitado, depois o programa solicitará a senha e em seguida abrirá a caixa para ser digitado o texto, logo após o texto ser inserido é só salvar e enviar para o destinatário, que deverá ter a mesma senha para abrir, acessar e ler a mensagem oculta.

Brasil Investigações

Quer saber como se proteger contra esses Cracker da Esteganografia? Entre em contato com nossa agência e saiba mais sobre nossas técnicas de defesa.