Apelidos no local de trabalho?

Antigamente os apelidos surgiram no intuito de diferenciar pessoas que tivessem o mesmo nome, porém ao passar do tempo essa necessidade de apelidar generalizou e apelidam quase todos, mesmo sem ter os nomes parecidos.

Alcunha, que significa uma designação não oficial, criada através de relacionamentos interpessoais ou informais para identificação de algo ou alguém, sendo positiva ou negativa forma de atribuição de valores.

Certamente a maioria dos apelidos são dados através de uma origem, característica física, inspiração de uma profissão ou pelo significado do nome, seja no diminutivo ou no aumentativo.

Os apelidos sendo positivo não gera danos a quem o recebe, porém se a conotação for negativa, principalmente no local de trabalho, pode gerar constrangimento e indenizações. Apelidar de forma humilhante atentando para a integridade moral do empregado, pode ser caracterizado como assédio moral.

Segundo a Lei nº 8.112, a humilhação no trabalho ou terror psicológico que pode ser estabelecido por uma hierarquia de autoridade, fazendo com que o subordinado se sinta em situação humilhante, gera uma penalidade, que será aplicada de forma progressiva, sempre considerando a gravidade de cada ação.

Em uma agência bancária uma gerente recebeu o apelido de “Gabriela”, aparentemente não se vê maldade no apelido até saber o motivo que seu chefe se referia a ela dessa forma.

Os versos da música de abertura da novela “Gabriela”, tem o seguinte verso “Eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”.

No entanto, seu superior se referia a uma pessoa teimosa, que não mudava por nada, principalmente por ser incompetente e não aceitar as regras e normas da empresa. Esse caso aconteceu no Rio de Janeiro e se caracterizou como um assédio moral. Banco terá de indenizar gerente que recebeu apelido irônico de chefe, o processo está em fase de recurso no TST.

Detetives em ação

Nossa agência tem recebido diversas solicitações de clientes que estavam passando por esse tipo de constrangimento na empresa. E como todo processo, seus advogados solicitaram provas concretas daquelas ações.

A Brasil Investigações disponibiliza dos mais variados recursos, saiba mais entrando em contato com um de nossos consultores.

Clique nas tags para ver outras páginas do site:

#apelido #assédio moral #patrão #subordinado
×