Mentir infelizmente faz parte da maioria das conversas entre amigos, familiares e principalmente na comunicação de casais. Essa palavra gera sensação de repulsa e negatividade por parte de quem abomina essa atitude.

A mentira é capaz de destruir qualquer ciclo de amizades, embora todos sabem que a confiança e a mentira não estão interligadas, ou seja, onde uma habita a outra é imediatamente expulsa. E quando uma pessoa constrói um relacionamento no meio da mentira é óbvio que a desconfiança invade e destrói qualquer vestígio de confiança que existia.

Porém existem pessoas que prefere a verdade, mesmo que doa, à uma mentira que alegra, nada melhor do que citar aquele velho ditado. “antes uma dura verdade a uma doce mentira”. A mentira significa falta de respeito, enquanto a verdade por mais dura que seja demonstra respeito e confiabilidade.

Traidores por todo o mundo anda lado a lado com mentira, pesquisas realizadas em Harvard, concluiu que eles e elas mentem com a mesma frequência, mas por motivos diferentes. Em outra pesquisa a psicanalista Feb Stabenow, da Universidade Federal do Amazonas disse que “mentir não é tanto questão de sexo, mas de caráter”.

A vítima da mentira, se percebe a ação do mentiroso, começa a questionar tudo o que lhe contam, se colocando sempre em alerta, embora seja difícil, porque quem mente parece ser formado na área, e mente tão bem que nem sente.

As mentiras no relacionamento

Esse ato de mentir se torna um ato egoísta, onde para um mentiroso só a sua mentira lhe basta. Veja alguns exemplos típicas de mentira:

Não tem nada errado, estou bem!

Nem foi tão caro!

Estou com dor de cabeça!

Eu não bebi hoje!

Estava na casa de um amigo(a)!

Estava sem sinal no telefone, ou estava descarregado!

Esses tipos de mentiras são típicos em relacionamentos, o que muitos não imaginam é que podem acabar com tudo o que construiu ao longo do tempo lado a lado com seu cônjuge. Afinal quem gosta de receber mentiras em troca de sinceridade, ninguém não é!

Estudos relatam que quem mente no dia a dia com coisas insignificantes é capaz de mentir com coisas muito maiores, como o Pinócchio, que é um personagem de ficção que cresce o nariz sempre que o boneco mente por qualquer motivo.

Mas se já está com pulguinha atrás da orelha devido as mentiras de seu parceiro ou parceira, a Brasil Investigação pode lhe ajudar. Contrate um de nossos serviços e tire todas as suas dúvidas.