Vídeos das férias, fotos de filhos, Self em casa. Você é daquelas pessoas que conta sua vida nas redes sociais? As vezes a gente não se dá conta do tanto de informações pessoais que colocamos nas redes e que se transforma numa arma poderosa nas mãos de aproveitadores.

Imagina que um estranho te pare no meio da rua e ele te cumprimenta e começa a te perguntar se tal data é a que você nasceu, fala seu nome completo, onde você mora e onde você nasceu, nome dos pais, filhos, placa e modelo do carro, endereço e muitas outras informações que pra você, somente uma pessoa muito próxima saberia.

Muita gente passa o dia enchendo as redes sociais de publicações como fotos, vídeos e textos. Se você é uma dessas pessoas é melhor prestar mais atenção, pois basta um clic, uma postagem aparentemente despretensiosa, para que dados que dizem muito sobre você, se espalhe numa velocidade altíssima e com um alcance que você jamais imaginaria.

É uma população que gosta muito da tecnologia, porém muitas das vezes descuidadas, pois não se tem uma dimensão crítica de tudo o que se está conectado, vulnerável ou não a hackeamentos e a outros tipos de criminosos.

O problema é que muitas pessoas mostram o que não querem para pessoas que não conhecem e sem perceber, colocando a privacidade cada vez mais em risco. Dicas de especialistas são super válidas, como por exemplo, pensar bem antes de fazer uma postagem, ter consciência se o que está sendo postado pode ou não prejudicar a si ou a outros, e ter uma atitude simples mas que  não é fácil pra todos, colocar em conta privada e só aceitar aqueles que são verdadeiramente seus amigos.

O caso mais grave é quando a pessoa viaja e coloca nas redes sociais o check-in, informando todo mundo a localização e o horário de um post feito, ou seja, deixa todo mundo sabendo onde está, principalmente os criminosos. Muitos perdem a noção e coloca a localização da sua casa, da escola do filho, do trabalho, onde está naquele exato momento e em qual companhia.

Muitos tem sido os golpes feitos através das redes sociais e muitos dados tem sido passado a criminosos através de você, mesmo que sem saber. O Grupo Brasil Investigações tem recebido solicitações de pessoas desesperadas por ter seus dados vazados na internet, não espere que o pior aconteça, acione agora mesmo nossos serviços e descubra como podemos te ajudar.

×